domingo, 19 de fevereiro de 2017

Silêncio e outras coisas



Durante o século XVI a presença portuguesa no Japão foi muito forte. Não é à toa que há muitas palavras japonesas de origem portuguesa, assim como pratos de cozinha japonesa. Também a nível da envagelização houve muitas conversões de japoneses ao cristianismo, tornado esta religião a segunda do país.
No entanto as coisas modificaram-se com a entrada do século XVII e a mudança de políticas no Japão. Os portugueses deixaram de poder fazer comércio com o japão e os cristãos e padres, na sua maioria jesuítas, começaram a ser perseguidos. Este filme é sobre esta parte da história.
É filme muito bonito no aspecto em que as paisagens são bonitas, o guarda-roupa está muito bem concebido e os cenários são espectaculares.
Depois trata-se de um filme sobre fé, sobre o confilto de duas religões, de duas culturas. E isso tem tudo a ver comigo, pois ao contrário do filme, para mim o catolicismo e o budismo são duas religões que se complementam e ajudam-me a ultrapassar a provação que é a doença bipolar.


Sem comentários:

Enviar um comentário