sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Leituras cruzadas

Uma das leituras recentes do meu pequeno foi as  "Lendas do Mar" de José Jorge Letria e André Letria. Foi muito bom, ele melhorou mais um pouco na leitura e tivemos bons momentos de comunhão mãe e filho. As lendas são muito bonitas e as ilustrações fazem-nos sonhar. Com a leitura deste livro o meu filho apercebeu-se da diferença entre o que é uma lenda sobre um assunto.e da explicação científica sobre o mesmo assunto. Assim, além da leitura houve direito a explicação científica para as marés, para as ondas, para os tsunamis, para a formação das ilhas, etc.



Dias depois, já estando ele a ler outro livro, ele comenta e reflecte sobre a capa do livro que eu ando a ler:
- Oh mãe isso é sobre o terramoto de Lisboa não é. Pois, esse tsunami foi muito forte chegou até ao Sul de Espanha. E houve um grande incêndio como está no desenho. E  a cidade foi toda reconstruída como nós vimos naquelas ruínas que estão por baixo dos prédios da Baixa.
Pronto, e foi assim de um momento para outro o meu pequeno debitou todo o seu conhecimento sobre tsunamis e terramotos adquirido na leitura de um livro que não tinha nada à partida com essas ondas gigantes.
Já agora o livro que estou a ler é o "Quando Lisboa Tremeu" e estou tão no início que não tenho ainda opinião formada.




Sem comentários:

Enviar um comentário